Terraplanistas, como o nome sugere, são pessoas que acreditam que a Terra é plana. Tentar provar que a Terra é plana é uma tarefa árdua, mas os defensores dessa ideia estão dispostos a enfrentar tal batalha, mesmo que isso signifique fazer afirmações ridículas, lançar foguetes e satélites, ou viajar até a borda da Terra.

Nesse artigo, tentaremos explanar as teorias do terraplanistas em 10 curiosidades que circundam esse fenômeno do nosso tempo.


1 — Os terraplanistas planejam viajar até a borda do mundo

Terra Plana

A maioria dos terraplanistas acredita que as bordas da Terra estão cercadas por muralhas de gelo, razão pela qual ninguém até hoje caiu no espaço sideral. Alguns terraplanistas vem planejando uma expedição à beira do mundo para acabar com o embate “plano ou redondo” de uma vez por todas.

A viagem está sendo planejada pela Conferência Internacional da Terra Plana, que mantém as informações sobre a expedição em sigilo. (Talvez eles queiram flagrar os guardas da NASA patrulhando as bordas da Terra.) No entanto, a expedição levanta controvérsias, porque o navio usará equipamentos como o GPS, que é baseado na premissa de uma Terra redonda.



2 — Eles acusam a SpaceX de esconder a verdade sobre a Terra plana

Antes da era da viagem espacial privada, os terraplanistas concentravam seus esforços em agências governamentais como a NASA, que eles acusam de esconder a verdade sobre a Terra plana para obter ganhos financeiros. Hoje em dia, os negócios espaciais privados como o SpaceX, também entraram no radar dos terraplanistas.

Em fevereiro de 2018, Elon Musk lançou o foguete Falcon Heavy. Uma das fotos promocionais mais populares do espetáculo, mostra um astronauta sentado ao volante de um Tesla Roadster, como se estivesse dirigindo o carro para o espaço. A Terra ao fundo é claramente redonda, algo que os terraplanistas não podem admitir.

A Sociedade da Terra Plana prontamente condenou a foto como uma farsa e acusou a SpaceX de esconder a verdade sobre a Terra plana.



3 — Os eclipses solares provam que a Terra é plana

Os eclipses solares são a prova definitiva de que a Terra é redonda. Cada parte do mundo voltada para o Sol veria um eclipse solar ao mesmo tempo se a Terra fosse plana. No entanto, sabemos que isso nunca acontece devido à curvatura da Terra.

Contudo, os terraplanistas afirmam que os mesmos eclipses solares que provam que a Terra é redonda, também provam que ela é plana. Eles dizem que a Lua lançaria uma sombra maior na Terra durante os eclipses solares se o nosso planeta fosse redondo. Sabemos que isso é o que aconteceria se o Sol fosse muito menor e muito mais próximo da Lua.

Os terraplanistas também argumentam que a sombra da Lua viajaria de leste a oeste, já que a supostamente Terra redonda gira de oeste para leste. Novamente, isso seria verdade se a Lua não se movesse mais rápido do que a Terra gira. A lua viaja a cerca de 3.400 quilômetros por hora, enquanto que a Terra gira a 1.670 quilômetros por hora. Isso significa que a sombra é lançada de oeste a leste a 1.730 quilômetros por hora



4 - O Sol é bem mais menor do que supõe a vã ciência

A Terra experimenta dois equinócios a cada ano, o primeiro em março e o outro em setembro. O Sol brilha diretamente no Equador nos dois dias, fazendo com que o dia e a noite sejam de tamanhos aproximadamente iguais. Equinócios são possíveis porque a Terra é redonda e tem inclinação axial.

Os equinócios provam que a Terra é redonda. Mas os terraplanistas não concordam. Eles dizem que os equinócios existem porque o Sol está bem acima da Terra e orbita o Polo Norte, que na verdade é o centro do mundo, e também afirmam que o Sol é muito mais menor do que pensamos.



5 - Os terraplanistas acreditam que Marte é redondo

Terra plana

Elon Musk, terraplanistas e discussões sobre Marte: até parece o começo de uma piada, mas o diálogo aconteceu de fato pelo Twitter.

Após postar uma mensagem perguntando porque não existia uma “Sociedade de Marte Plano”, o bilionário sul-africano foi rapidamente respondido pela Sociedade da Terra Plana. “Olá, Elon, obrigado pela questão. Ao contrário da Terra, Marte foi observado como sendo redondo. Esperamos que você tenha um dia fantástico!.”

A Sociedade da Terra Plana emitiu mais uma declaração estranha depois que outra pessoa sugeriu que a Terra não poderia ser o único planeta plano no universo. A Sociedade da Terra Plana respondeu: “Nós não sabemos. Por que a Terra seria o único corpo celeste conhecido por abrigar vida inteligente? Talvez seja único, ou talvez precisemos continuar procurando?”



6 — Os terraplanistas (quase) lançaram um foguete ao espaço

Mike Hughes, um insigne terraplanista, quer viajar ao espaço e finalmente provar que a Terra é plana. Para alcançar seu sonho, ele construiu um foguete em seu quintal. O foguete não é perfeito, é apenas um protótipo funcional. Custou 20.000 dólares e foi construído com sucata de metal.

Hughes testou seu foguete em março de 2018. Ele (e Hughes) subiu 572 metros no ar antes do pára-quedas ser acionado e trazê-lo de volta ao chão. O foguete aterrissou com força, ferindo Hughes. No entanto, o terraplanista não sofreu ferimentos graves e provavelmente voltou a trabalhar em seu foguete quando melhorou.

- Veja o vídeo dessa aventura!


7 — Os terraplanistas querem lançar um satélite

O rapper Bobby Ray Simmons Jr. (também conhecido como BoB), é outro terraplanista convicto. Ao contrário de Hughes, que quer ver a Terra do espaço, BoB quer lançar um satélite e tirar fotos da Terra plana. Também diferente de Hughes, BoB está tentando levar o projeto adiante através do financiamento coletivo, provavelmente porque ele reserva o seu próprio dinheiro para fins mais realistas.

Em 21 de setembro de 2017, ele lançou uma página do GoFundMe, buscando arrecadar 1 milhão de dólares para lançar um ou mais satélites no espaço. A página é chamada de “Show B.o.B The Curve”.

Alguns especuladores apontaram que a BoB não possui o conhecimento necessário para construir um satélite ou um foguete, mesmo se ele conseguir levantar o dinheiro. Isso significa que a construção e o lançamento serão feitos por empresas que acreditam que a Terra é redonda, o que prejudica a coisa toda.



8 — O Youtube está convertendo pessoas ao terraplanismo

Terra Plana

Temos visto um aumento expressivo dos terraplanistas. De fato, há tantos por aí que agora eles realizam conferências anuais. Em 2017 e 2018, um grupo de pesquisadores da Texas Tech University ficou curioso e queria entender por que vimos esse aumento sem precedentes dos terraplanistas.

Os pesquisadores participaram de uma conferência anual dos terraplanistas e entrevistaram 30 adeptos do movimento. Desses 30, 29 disseram acreditar que a Terra fosse redonda até verem vídeos do YouTube “provando” que a Terra é plana. O curioso é que eles assistiam a vídeos de teorias da conspiração envolvendo 11 de setembro e os pousos na Lua quando o YouTube reproduziu automaticamente os vídeos da Terra plana.

Os vídeos foram reproduzidos automaticamente por causa do algoritmo do YouTube. O YouTube mais tarde esclareceu que reduziria a quantidade de conteúdo “limítrofe” (isto é, vídeos polêmicos como a teoria da Terra plana e tratamentos de óleo de cobra, que muitas vezes são mentiras).




9 — Um objeto misterioso é o responsável pelos eclipses lunares

Os eclipses lunares são outro ponto de evidência definitivo para a Terra redonda. No entanto, os terraplanistas tentaram usá-los para provar a planura da Terra, assim como fizeram com os eclipses solares.

Eles tem algumas explicações interessantes para os eclipses lunares. Dizem que eclipses lunares acontecem quando um objeto misterioso e não visível fica entre a Terra e a Lua. Isto está errado. Os eclipses lunares acontecem quando a Lua entra na sombra da Terra.

Os terraplanistas não sabem o que exatamente é este misterioso objeto, mas acham que ele só se torna visível quando está entre a Terra e a Lua. Eles especulam que é algum objeto desconhecido que orbita entre o nosso planeta e seu satélite, talvez algum outro planeta ou asteroide. No entanto, os astrônomos já confirmaram que nenhum planeta pode orbitar entre a Lua e a Terra.

Em 2018, Darren Nesbit sugeriu que os aviões voltam ao seu ponto de partida sem sair da borda da Terra, porque eles provavelmente se teletransportam ou entram em um buraco de minhoca quando alcançam a borda. Então eles são transportados para a extremidade oposta daquela borda.



10 — Alguns terraplanistas acreditam em teletransporte

Nós já mencionamos que muitos terraplanistas acreditam que há uma parede de gelo ao redor da borda da Terra. O que não mencionamos é que eles acham que o muro é na verdade a Antártida. Eles também acreditam que o Ártico está no centro da Terra.

No entanto, o problema com as muralhas de gelo - e todas as outras muralhas - é que elas podem ser escaladas. Sendo assim, as pessoas podem cair das bordas da Terra. Os terraplanistas argumentam que ninguém até agora caiu da borda da Terra porque a Nasa tem agentes que guardam a muralha de gelo (uma espécie de Guarda da Noite) para impedir que as pessoas a escalem.

Um problema mais óbvio com a teoria da Terra plana envolve os aviões. Os aviões devem viajar para o espaço no momento em que sobrevoam as muralhas e a borda da Terra. Além disso, uma Terra plana tornaria impossível que os aviões decolassem de um ponto, voassem pelo mundo e retornassem a esse ponto sem se virar. Então o que está acontecendo?

Nesbit explicou sua teoria com o que ele chamou de “efeito Pac-Man”. Nesbit argumenta que os aviões se teletransportam da mesma maneira que os fantasmas do videogame clássico Pac-Man são teletransportados quando entram em uma extremidade da tela e aparecem na outra.

Outro terraplanista, Connor Murphy, tem uma opinião mais imaginativa. Ele diz que a Terra não é plana, mas cúpula, o que a torna uma meia esfera ou algo desse tipo. A Terra também não tem bordas. Em vez disso, estamos todos trancados dentro da cúpula, para que ninguém caia no mar infinito do universo.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem