Milhões de brasileiros, só assistem os canais abertos da televisão nacional. Eu, infelizmente sou um deles. No orçamento apertado, TV por assinatura ainda é um luxo adiado para dias melhores.
Então o que fazer diante da mediocridade da programação aberta? Vá ler um livro, eu poderia aconselhar, mas seria puro pedantismo. O jeito é se conformar ou então, desligar a TV e viver um pouco.
Mas nem tudo está perdido, com 10 ações simples, a TV aberta do Brasil pode ser salva. Leia, ou vá assistir o Faustão.

tvtelevisãotelespectador


1° – Não transmitir Carnaval

O Carnaval está no sangue do brasileiro, ninguém discute. Mas há coisa mais idiota que Carnaval pela televisão? Quem curte Carnaval, nunca ficará com a bunda no sofá vendo os outros se divertirem, já quem odeia, quer ver qualquer coisa, menos Carnaval.


2° – Não transmitir desenhos com mais de 50 anos

Pica-Pau é um clássico, acontece que, depois de 40 anos assistindo os mesmos episódios, não há saco que aguente. O mesmo vale para Tom e Jerry, Popeye, Mickey…

pica_pau


3° – Proibir merchandising dentro dos programas

Depois de 10 minutos de propagandas, o programa recomeça. Qual é a primeira coisa que o apresentador faz? Merchandising. De Treco Pix a molhos de tomate, a lista é infinita.


4° – Ensinar ex-jogadores de futebol a falar com clareza

Ter sido jogador é essencial para ser comentarista de futebol, Mauro Betting que o diga. Eles, porém,  precisam saber falar, ou pelo menos, saber ler com a naturalidade de quem fala. Neto, Denílson, Romário e tantos outros, com certeza conhecem futebol, mas não conseguem expressar com clareza aquilo que querem dizer. Quem paga o pato, são nossos ouvidos.


5º – Reduzir  o número de novelas

Novelas são o orgulho da televisão brasileira, mas a quantidade delas é um abuso. Proponho que por decreto-lei, o número delas seja reduzido a uma só por emissora. Se for possível, também proibir o Tony Ramos de falar outro idioma no horário nobre.


6° – Restringir a reprise de seriados americanos

Seriados americanos devem custar uma fortuna, senão qual a explicação para tantas reprises? Por causa delas já estou quase odiando Todo Mundo Odeia o Chris.

chris


7° – Censurar programas de entrevistas

Censura é uma palavra carregada de conotação negativa, mas a que proponho é benéfica. Trata-se do seguinte: Proibir que em programas de entrevistas, entrevistado e entrevistador sejam empregados da mesma emissora. É pra evitar aquelas entrevistas insonsas, cheias de elogios falsos, sem polêmica, enfim, uma chatice.


8° – Proibir programas evangélicos

Estelionato é crime, mas quando  praticado em programas evangélicos, além de protegido pela lei, é um negócio extremamente lucrativo. Na minha opinião, tal atividade deveria ser proibida, ou pelos menos controlada. Que tal o seguinte? Proibir em tais programas o uso das palavras: dinheiro, conta bancária, doação, oferta, cartão de crédito e tantas outras ligadas ao mundo financeiro?

charge-gospel-rede-de-tv


9° – Fazer do Chaves uma alternativa universal


A proposta é radical. Chaves tem que pertencer à todas emissoras. Seria uma espécie de salvador da pátria para o vazio da grade de programação. Não conseguiu comprar a nova temporada do seriado americano? Chaves é a solução. Quer atrasar a programação para atrapalhar a audiência da rival? Chaves neles. Nenhuma tragédia para noticiar? Chaves na cabeça.



10° – Aposentadoria de apresentadores arcaicos

A velhice de ideias é mortal. Dezenas de apresentadores brasileiros já não tem mais lugar na televisão, não é a idade, é a absoluta falta de ideias novas. Didi, Xuxa, Gugu, Faustão e por aí vai, tiveram o seu tempo, foram em certa época , brilhantes, mas creio que já deveriam ter parado.
A aposentadoria em massa de apresentadores arcaicos ( entre eles, alguns bem jovens ), forçaria a inovação, e talvez a melhoria da qualidade na TV aberta.

the-simpsons


E você? Tem alguma sugestão para melhorar a TV aberta brasileira?

29 Comentários

  1. Anônimo23/1/12

    gostei acho q vale a pena tentar......... suma com o gugu, faustao xuxa e didi logo, se possível para que não voltem nem para entevistas mais com eles.

    ResponderExcluir
  2. A tv aberta mostra aquilo que as pessoas querem ver, se apresentasse algo que é educativo mas sem apelo público, não teria ibope, assim não teria retorno financeiro, vide cultura que tem bons programas mas não são todos que estão preparados para assistí-las. Como podemos exigir das emissoras melhoras nos seus conteúdos se a audiência não é bem educada?

    ResponderExcluir
  3. Critico24/1/12

    KKK que viajem essa a sua , só colocam na tv o que da dinheiro e ibope , até por isso existe a tv paga se vc quer conteudo pague por isso !!!!
    essa é a lei pra tudo , se vc quer qualidade pague por isso !!!
    e não adianta que o proposito da tv aberta é expandir a ignorancia , a burrice , a lavagem cerebral ......
    más vc tambem nem pra procurar as coisas na net !!! tem tudo , inclusive tv paga , e para de assistir tv aberta !!!!!!!!!!! ACORDA !!!!
    e para de choramingar e ficar pensando em ser o Revolucionario Salvador da Tv aberta !!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo24/1/12

    concordo com tudo, principalmente com as novelas, ta bom, não precisa ser tão radical de ser uma apenas para cada emissora, mais que elas reduzam seria muito bom, ate porque o futebol na quarta feira so passa as 10h por causa da novela, como todos sabem a globo que decide o horario dos jogos, o torcedor não é obrigado a sair de casa cedo pra chegar no estadio assistir uma partida as 10h que acaba quase 12h, ninguem tem que trabalha no outro dia cedo??? os onibus param depois da 12h, se alguem precisar de pegar 2 onibus vai estar enrolado... sem contar o perigo"""
    Chaves, pica pau, todo mundo odeia o cris, didi, gugu, faustão ninguem merece esse povo na tv ainda...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo24/1/12

    Mais fácil desligar a tv e ir fazer outra coisa.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo24/1/12

    Na minha opinião o autor desse post não gosta é de nada.
    Não sabe o que fala e só quer criticar. Vai lá bonitão, o que é bom pra você então???
    Acho que vc tem é que sair do pc e da tv e ir capinar na roça, que aí vc se livrará de tudo isso, tuuuuudo isso!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo24/1/12

    Ah, tenho uma ótima: só exibir "prodissõis brasileras" aprovadas pelo partido. Já que só 5% dos brasileiros não gostam do Lulla, ficar passando o filme dele o dia todo vai distrair o povo....

    ResponderExcluir
  8. eu tenho uma........ EU SUGIRO QUE O GRUPO ANONYMUS SEJAM OS PROGRAMADORES DAS TVs aberta tenho certeza de que farão um bom trabalho

    ResponderExcluir
  9. Anônimo24/1/12

    meus queridos vcs num são obrigados a ver televisão...algum de vcs, pseudo- intelectuais, leram algum bom livro nesse ano q passou? Go,Johnny go!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo24/1/12

    falou o cara que curte chaves

    ResponderExcluir
  11. Anônimo24/1/12

    Nossa, que post mais limitado cara. Vc vive num mundinho de 50 pessoas pelo jeito né? Opiniões jogadas...

    ResponderExcluir
  12. Anônimo24/1/12

    Gostei mas acho que houve uma incoerência,se você odeia reprises então não deveria pedir pelo chaves que é o mais reprisado de todos os tempos...

    ResponderExcluir
  13. Anônimo24/1/12

    Poste ridículo, fala pra não passar desenhos antigos que são os melhores que esses de hoje em dia que sega ser idiotas e depois fala para colocar chaves em todas emissoras. Faça melhor não assista TV aberta!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo24/1/12

    A não ser que tu tenhas de fato te proposto a escrever vários absurdos, sugiro uma profunda reflexão sobre o monte de bosta que tu escreveste. Caso contrário, parabéns!

    ResponderExcluir
  15. roinuj sotnas fontinova retlaw24/1/12

    Tu amigo(dos outros) precisa rever o que tu escreves. Por que se tu achas que irá mudar o mundo da tv aberta da maneira que diz, você não vives no memos pais que eu. Os apresentadores que tu mencionas são donos de seus proprios programas e horários. Por isso não saem do ar, e se a muita reprise e programas evangelicos é porque o percentual de população, que não te inclui, gosta e dá audiencia para isso. Por isso quando pensares em atacar as pessoas ou qualquer outro tipo de coisa tenha uma visão mais ampla e realmente críticas!!!!

    ResponderExcluir
  16. Luiz Claudio25/1/12

    Só explica uma coisa. Como voce reclama das reprises de seriados e critica o pica-pau, mas praticamente implora que o chaves passe em todos os canais, mais repetitivo e velho, impossível. Para mim você é um chato que não sabe o que quer!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo28/1/12

    putaria é palavrão aqui? ahhh tipo putaria na tv de vez em quando é bom , mas toda hora enjoa cara , uma piadinha de duplo sentido aqui outra ali , mulheres semi nuas ali MAS TODA HORA ENJOA cara , e agora tão colocando homem de sunga atraz das bailarinas , que escroto .

    Vlw e abração

    ResponderExcluir
  18. Anônimo28/1/12

    O povo gosta de ver lixo, então o que eles recebem é o lixo que eles tanto querem ver, novela é uma bosta não sei como minha mãe gosta daquilo, programa religioso é a pior coisa que já inventaram na televisão junto com aqueles programas aos sábados e domingos, Reality Show é outra coisa que já tinha que ter ido pro saco faz tempo... e outra coisa foda é quando os caras põem seriados ou desenhos/animes e só passa primeira temporada ou segunda, e o resto? demorei anos para finalmente ver a saga de Hades do CDZ, MTV sem comentários, a unica escapatória é a Internet e ainda tem aqueles caras dos E.U.A que querem ferrar com ela.
    Como eu disse, os caras só estão preocupados em passar o que essas pessoas de muito bom gosto (sarcasmo) querem assistir, o que importa é só IBOPE e os pontinhos de audiência.

    Isso foi só um desabafo, creio que não tem salvação, só com um milagre mesmo, um milagre daqueles de filmes e ficções.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo28/1/12

    sinceramente a tv brasileira esta em uma falencia que não acaba mais,investimentos em coisas boas lá é milagre não produzem nada de bom,eles deviam investir em seriés novas,progamas interesantes,poucas novelas de qualidade e progamações especiais para as féreias,pois ninguém merece ficar vendo merda na tv que passa todo dia,mas infelismente a realidade é outra é quase impossivel que alguma medida fossem tomada a favor de novas ideias.

    ResponderExcluir
  20. Ótimo texto! Só não concordo com aquele negócio do Chaves. Sempre ODIEI Chaves e Chapolin Colorado.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo28/1/12

    Cara, a melhor ideia foi tornar Chaves universal!
    Ninguém se cansa de vê-lo.

    ResponderExcluir
  22. concordo com tudo,só a do chaves que pegou pesado kkk,mas a palavra chave é inovaçao,todo mundo ja viu,entao troca.Todo ano lança series novas porque nao renova ??!
    ainda bem que existe internet

    ResponderExcluir
  23. Anônimo28/1/12

    eu acho que voces não entendem nada de tv! por que a maioria das coisas que tem nessa lista é otimo pra tv e faz ela ser melhor do que é!

    ResponderExcluir
  24. Anônimo28/1/12

    Eu fico embasbacado com a quantidade de idiotas que perde o tempo que tem acompanhando a vida dos ditos famosos. Esses que acompanham ganham milhões e com certeza não perderam seus tempos na frente de uma porcaria como a tv aberta. Há um ditado que diz que todo povo tem o governante que merece!!!

    ResponderExcluir
  25. Anônimo29/1/12

    Matéria cheia de achismo, totalmente parcial: Você fala pra tirarem o que VOCÊ não gosta. É isso aí caralho, tira pica pau e põe ben 10, tira todo mundo odeia o chris e põe iCarly. Me poupa véy. E eu amo de assistir carnaval pela TV.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo29/1/12

    NADA A VER ESSE POST .. TOTALMENTE SEM NOÇÃO .. QUEM O FEZ NAO PODE PASSAR DE UM REVOLTADO QUE GOSTA APENAS DE CRITICAR.. PICA PAU PODERÁ TER 100 ANOS QUE CONTINUARÁ SENDO UM DOS MELHORES !!! PODIA TER POUPADO A GENTE DE LER ESSA DROGA !!!
    CARNAVAL NA TV É UM BOA QUEM NAO QUER ESTAR NA BAGUNÇA CURTE VENDO PELA TV ...

    ResponderExcluir
  27. Crítico é que está certo: Se quer qualidade, pague por ela. E não é só na tv, é no supermercado, nos automóveis, nas estradas, enfim, em tudo. Menos na política, que todos pagam com seus votos para, na melhor da hipóteses: "SE DECEPCIONAREM".

    ResponderExcluir
  28. Anônimo6/2/12

    então não assista.
    eles sempre vão estar ae!
    pq vc e outros assistem.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo12/3/12

    eu axo q a tv aberta nao tem situaçao entao eu fico com a fechada que e melhor e chaves q mico coisa velha antiga q lixo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem