Erros de arbitragem já decidiram títulos, mudaram o rumo de várias competições e alguns, são motivo de debate até hoje. Errar é humano, precisamos admitir que, muitos erros de arbitragem, resultam da impossibilidade de um homem monitorar todos os lances de um jogo de futebol.
Entretanto, há erros que só podem ser explicados pela má intenção do árbitro. Outros, de tão grosseiros, fogem de qualquer classificação.
No Brasil, já aconteceram lambanças monumentais do apito. Confira as piores.



arbitro_cartao_vermelho

Corinthians x Internacional – Brasileiro de 2005

Se a decência prevalecesse, o Campeonato Brasileiro de 2005 seria excluído da história. Não bastasse o escândalo da máfia do apito, o Brasil ainda teve que assistir  à desastrosa arbitragem de Márcio Rezende de Freitas na partida Corinthians x Internacional. O colorado Tinga é derrubado pelo goleiro Fábio Costa. Pênalti claro, mas não na opinião do árbitro, que além de não marcar a falta,  expulsa Tinga, por “simulação”.




Corinthians x Portuguesa – Paulistão de 1998


Para tentar corrigir os constantes erros de arbitragem, a Federação Paulista, em 1998, resolveu apostar em árbitros estrangeiros. Foi um desastre. Na semifinal do paulistão, entre Corinthians e Portuguesa, o apito ficou a cargo do argentino Javier Castrili. A Lusa vencia por 2 x 1, numa partida cheia de lances duvidosos, mas, a maior sacanagem aconteceu nos acréscimos do 2° tempo. César, zagueiro da Lusa, intercepta com o peito, uma bola dentro da grande área. Castrili não titubeou, marcou pênalti, alegando toque de mão do jogador lusitano. O Timão empata e beneficiado pelo regulamento ( e pelo juiz )  vai à final.



Santos x Botafogo – Brasileirão de 1995


Márcio Rezende de Freitas decidiu o título brasileiro de 1995. A performance dele no apito na final do Brasileirão daquele ano foi catastrófica. Com um gol de Túlio em impedimento o Botafogo saiu na frente. O empate do Santos também nasceu de uma jogada irregular: o lateral capixaba ajeita a bola com a mão e toca para Marcelo Passos marcar. Para finalizar o festival de erros, o árbitro, alegando impedimento, anula um gol legítimo de Camanducaia, gol que daria o título ao Santos.



Grêmio x Flamengo – Brasileirão de 1982


Na partida final do brasileirão de 1982, o Flamengo saiu na frente, mas, o tricolor gaúcho atacava forte, buscando o gol do empate, que lhe daria o título. No lance decisivo da partida, o centroavante Baltazar cabeceia no alto do gol flamenguista, para impedir o gol, o volante Andrade defende com a mão. Pênalti? Não foi o que pensou o árbitro Oscar Scolfaro. Ela manda o jogo seguir, afirmando que a defesa fora feita pelo goleiro Raul.




Santos x Portuguesa – Paulistão de 1973


Matemática não era o forte do árbitro Armando Marques e essa pequena deficiência, foi responsável pelo maior erro de arbitragem do futebol brasileiro.
Na final do paulistão de 1973, a decisão foi para os pênaltis. O Santos converteu duas da três primeiras cobranças. A Lusa errou as três, mas ainda poderia empatar, certo? Não para o juiz, que encerrou a partida, declarando o Santos campeão. Percebendo o pequeno deslize matemático do árbitro, o técnico da Portuguesa tirou o time de campo e sumiu do Morumbi. Só restou à Federação Paulista uma alternativa: o campeonato paulista de 1973 teve dois campeões.




Palmeiras x São Paulo – Paulistão de 1971


Para sagra-se campeão, o Palmeiras precisava vencer o São Paulo, na final do paulistão de 1971, por isso partiu para o ataque. Aos 22 minutos do segundo tempo, Leivinha cabeceia e empata o jogo, mas o árbitro Armando Marques, sem pestanejar, anula o gol, dizendo que foi toque de mão do atacante palmeirense.






Santacruzense x Atlético Sorocabana – Copa da Federação Paulista, 2006


Se em jogos envolvendo os grandes clubes do país, já acontecem erros monumentais da arbitragem, imagine o que deve se passar nas quintas divisões desse imenso Brasil.
Para se ter uma amostra, veja a lambança da arbitragem na partida Santacruzense x Atlético Sorocabana, válida pela Copa da Federação Paulista de 2006. A árbitra Sílvia Regina, simplesmente validou o gol feito pelo gandula. É duro de acreditar, mas aconteceu.





Veja também:

Quando o apito decide o jogo

63 Comentários

  1. Anônimo16/7/11

    Faltou Palmeiras X Fluminense de 2009 q o arbitro anulou um gol legítimo do Obina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obina confessa que fez falta no jogador do Fluminense: http://www.goear.com/listen_popup.php?v=c869daf

      Excluir
  2. FALTOU CEARÁ E GREMIO PELA COPA DO BRASIL ONDE O GAYDOY...OPS...GODOY FEZ AKELA ROUALHEIRA!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo17/7/11

    falto akele da utima copa do mundo de fut feminino em q a zagueira d um time carregou a bola com a mao por alguns segs dentro da area e a juiza mando o jogo seguir

    ResponderExcluir
  4. Anônimo19/7/11

    lembrei exatamente disso .. faltou o gol do obina ..

    ResponderExcluir
  5. Anônimo19/7/11

    Na partida do Botafogo x Santos, esqueceu de comentar que o juiz ignorou claramente a vantagem no 1º jogo, onde o Tulio ficaria cara a cara com o goleiro adversário.

    Botafogo x Figuerense, Copa do Brasil de 2007 ou 2008, os impedimentos absurdos daquela bandeirinha.

    Botafogo x Flamengo em várias ocasiões, como sempre Botafogo sendo prejudicado.

    Sim, sou Botafoguense, somos muito prejudicados, em alguns casos já fomos beneficiados também, mas infelizmente a arbitragem Brasileiro está uma vergonha.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo19/7/11

    Faltou Flamengo x Atlético MG na libertadores. O time do atlético saiu de campo e se recusou a jogar por causa do árbitro.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo20/7/11

    Grêmio e Flamengo em 1982 foi comprovado que o goleiro do Flamengo defendeu. Pesquisei esse jogo esses dias e achei uma foto de um jornal comparando as mangas e as cores das peles do Andrade e do Raul. Na foto se percebe a manga do goleiro. Admito, como gremista, que foi correta a decisão do árbitro :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo15/4/13

      No primeiro jogo entre Grêmio e Flamengo deu 0 a 0. Renato Sá foi derrubado na área e o Right, torcedor do rubronegro, fez um grande papel. Deveriam homenageá-lo com o título...

      Excluir
  8. Anônimo20/7/11

    final do Paulistão de 93 com o árbitro José Aparecido e o bandeirinha Godoy tirando o Palmeiras da fila. Com a Parmalat, eles nao precisavam disso. Tanto que foram campeões de quase tudo nos anos seguintes

    Copa do Brasil de 2008 com o Acosta sofrendo um pênalti claríssimo aos 43 do segundo tempo e o juiz Alício Pena Junior (SAFADO) dando nada

    Final entre Atlético MG e Flamengo que o Wright expulsou metade do time do Galo

    ResponderExcluir
  9. Anônimo20/7/11

    http://www.youtube.com/watch?v=BP6yAYPi1CU

    como anular um GOLAÇO desse? Sério...

    e foi a mesma bandeirinha que fodeu o Botafogo contra o Figueirense alguns anos atrás

    ResponderExcluir
  10. Anônimo20/7/11

    flamengo x gremio foi o goleiro que tirou a bola , na pausa da pra ver

    ResponderExcluir
  11. Anônimo20/7/11

    A grande maioria ai nao foi "ERRO" de arbitragem , por exemplo em 2005 nao foi esse "ERRO" contra o inter que deu o titulo a gambazada.

    Voltaram 7 jogos onde nao tiveram um erro se quer de arbitragem , e esses sete jogos só favoreceram Corinthians que era o oitavo colocado e foi para lá em cima e o Flamengo que estava prestes a ser rebaixado e ainda acabou ficando numa regiao intermediaria!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo20/7/11

    Engraçado é que não tem nenhum falando sobre os bambi né... quando é pra bixarada ninguém abre a boca... melhor ser gambazada e porcada ao ser bixarada...

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. amigo atualize e pesquise o que José Roberto Wright fez com o Atlético Mineiro na libertadores contra o flamengo, ai entenderás o que a palavra ROUBO significa.

    www.pubsounds.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Anônimo20/7/11

    Uai onde está Atlético - Mg e Flamengo em 1981 ?
    O mais ROUBADO da história do futebol mundial?

    ResponderExcluir
  16. Anônimo20/7/11

    Colocam Corinthians e Inter de 2005 mas nao poe a lista de "favores" prestados ao Inter ao longo do campeonato né

    ResponderExcluir
  17. Anônimo20/7/11

    Faltou o a cachorrada que o arbitro fez na final do Brasileiro de 1997 entre Corinthians e Palmeiras que o Edimundo deu uma tisora no começo do jogo e o juiz nao deu nada e depois expulsou uns 2 joagadores do Corinthians e o Timao perdeu o brasileiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o nosso título de 1994 é legitimo, aquilo ali não foi nada, se o dois penaltis do viola fosse marcado, nos seria campeões do mesmo jeito por melhor campanha, o corinthians abriu o placar com uma falta duvidosa, e zinho foi expulso injustamente, e o gol do rivaldo no primeiro jogo foi de posição legal.

      Excluir
  18. Anônimo20/7/11

    Ceara x Parana , Serie B de 2009, atacante do Parana de uma "cortada" de volei e fez o gol, o juiz validou o gol

    ResponderExcluir
  19. Anônimo20/7/11

    Flamengo x Atletico MG
    O JOGO MAIS ROUBADO DA HISTÓRIA!!

    só assim o flamerda ganha!

    ResponderExcluir
  20. Anônimo20/7/11

    Galo x Flamerda

    O jogomais roubado da historia!

    ResponderExcluir
  21. Ah galera, nem precisa falar

    Todo time já foi descaradamente roubado em jogos contra corinthians e flamengo, todo mundo sabe disso ¬¬

    Esses times só ganham títulos porque desde sempre são beneficiados, isso é fato consumado.

    Na verdade os times Rio-SP sempre são os mais favorecidos, mas Corinthians e Flamengo com mais destaque.

    ResponderExcluir
  22. Kd Corinthias X Cruzeiro ano passado????????????????
    Maior roubo do ano passada em cima do Cruzeiro...
    Por causa daquele jogo perdemos o Brasileirão do ano passado!
    VERGONHA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo28/5/12

      oooo cruzeirense no anopassado voces so nao foram rebaixados porque o galo (que foi tanto falado ai pra baixo) deixou o cruzeiro ganhar de 6 x 0 na ultima rodada.

      Excluir
  23. Inter x Ceará pela semifinal da copa do brasil de 94 tb.
    O juiz (se não me engano o Léo Feldmann) anulou um gol do Inter em um lance que o zagueiro do Ceará colocou a mão na bola. Em vez de marcar pênalti ele deu toque do jogador do Inter. O gol valeria a classificação do inter para fazer a final contra o Grêmio.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo20/7/11

    faltou o gol do obina contra o fluminence
    corithias como se diz milto neves só ganha com o apito amigo

    ResponderExcluir
  25. Anônimo20/7/11

    infelizmente o futebol pro brasil virou igual politica todos os envolvidos so querem saber em ganhar dinheiro não existe mais aquela coisa de amor ao time amor ao futebol. por isso ta essa merda

    ResponderExcluir
  26. Insomma20/7/11

    Cadê o Atlético Mineiro?? O time mais roubado fora da era dos pontos corridos?? E' só voltar no tempo e ver os jogos contra o Flamengo...

    ResponderExcluir
  27. Anônimo20/7/11

    O que tem de atleticano chorão é uma grandeza.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo20/7/11

    Faltou Galo e Flamengo

    Galo e Corinthias ...


    Galo e o resto ...

    sempre roubam dos times de minas, rs, e dos nordestinos !

    ResponderExcluir
  29. Anônimo23/7/11

    Olá, muito boa sua postagem! Bem detalhada. Muito bom para revermos os erros grotescos!

    Vejam:

    Revista inglesa decreta fim do futebol brasileiro

    Confiram:

    http://www.yesachei.com/2011/06/morte-do-futebol-brasileiro.html

    ResponderExcluir
  30. Anônimo3/8/11

    Vasco X Palmeiras na final da Mercosul de 2000. Dois pênaltis para o Vasco em que os jogadores mergulharam na área. Um deles o jogador do Palmeiras estava a 1 metro de distância. Árbitro: Márcio Resende de Freitas.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo15/8/11

    por esta arbitragem e esta imprensa de rio e são paulo que acabou o futebol em todos os sentidos , seleção então nem existe mais, tudo culpa deste bando de gentinha que pensa que são deuses do futebol

    ResponderExcluir
  32. Anônimo15/8/11

    se vcs pegarem os ultimos jogos do atletico olhe bem que todos os jogos ele foi prejudicado eninguem fala nada, o time ja esta ruim com estes critério que os arbitros tem contra ainda piora, mais tudo bem

    ResponderExcluir
  33. Anônimo10/11/11

    DEFINITIVAMENTE, O MAIS VERGONHOSO ERRO DA ARBITRAGEM BRASILEIRA NÃO FOI MENCIONADO: O JOGO GALO X FLAMENGO, COPA LIBERTADORES DE 81. NO ANO ANTERIOR, O GALO JÁ HAVIA SIDO ROUBADO NO FINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO PELO MESMO, PASMEM!, FLAMENGO. MAS NO ANO SEGUINTE, O LADRÃO-MOR DA NOSSA ARBITRAGEM, SR. JOSÉ ROBERTO WRIGHT, FEZ A FAÇANHA DE EXPULSAR QUASE TODO O TIME DO ATLÉTICO PARA QUE O “GRANDE” FLAMENGO CONSEGUISSE FAZER UM GOLZINHO E GANHAR A LIBERTADORES. COMO RECOMPENSA, O ILUSTRE LADRÃO HOJE É COMENTARISTA DA REDE GLOBO... MOSTRANDO QUE, NESTE PAÍS, O CRIME COMPENSA!!!

    ResponderExcluir
  34. Anônimo10/11/11

    Esse trio de arbitragem do desenho deve ser os Srs. José de Assis Aragão, Mário Rezende de Freitas e José Roberto Wright. Esses devem estar milionários de tanto dinheiro que já levaram pra ajudar Corinthians e Flamengo!

    ResponderExcluir
  35. Anônimo22/11/11

    FALTARAM OS ESCANDALOS DE 1977 (CURINTIAS)
    COPA DO BRASIL CONTRA BRASILIENSE (CURINTIAS)
    CAMP. BRASILEIRO DE 2009 (FLU X PALMEIRAS 2 TURNO)
    ATLETICO MG X FLAMENGO - LIBERTADORES NAO LEMBRO O ANO

    ETC ETC ETC

    ResponderExcluir
  36. Anônimo5/12/11

    Tem a final do brasileiro de 1977,são paulo x atlético mg

    ResponderExcluir
  37. Anônimo5/12/11

    faltou a final da mercosul de 2000 em que o palmeiras foi robadaso , o corinthians na copa do brasil de 2009 que ganhou no apito o vice da gama que ganhou robado o brasileiro de 2000

    ResponderExcluir
  38. Anônimo27/12/11

    faltou sport x flamengo em 1982,o sport ganhou de 2x1 e precisava de mais um gol,e fez ,só que o bandeira deu bola fora,um roubo.

    ResponderExcluir
  39. Anônimo3/1/12

    o cruzeiro tambem foi garfado no brasileiro de 2010 o zagueiro gil subiu para cabeciar a bola na area o defunto barrigudo e ingrato ronaldo eis fenomeno desabou no chao e o arbitro mal intensionado como sempre se tratando de corintias deu penalti tirando assim o titulo cruzeirense que ficou a 1 ponto do fluminense . mas somos bi da libertadores coisa que o corintias nunca vai ser. lembrando que la nao tem juiz ladrao.

    ResponderExcluir
  40. Anônimo13/2/12

    curintia x BRASILIENSE misericordia senti vergonha de ser brasileiro

    ResponderExcluir
  41. Anônimo21/2/12

    palmeiras x boca junior ... libertadores de 2001... foi palhaçada!!!

    ResponderExcluir
  42. Pior erro: Copa do Brasil de 1992 (Internacional X Fluminense)

    ResponderExcluir
  43. Anônimo7/4/12

    o eterno apito amigo so nao ajuda os corintholas na libertadores, centenada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vasco vs corinthians gol mal anulado do vasco, e a globo manipulou o tira-teima,apito amigo.

      Excluir
  44. Eu que sou santista derramei lágrimas ao final do jogo entre Corinthians e Porguesa na final de 1998, juiz ladrão da porra!

    ResponderExcluir
  45. Renancohab218/4/12

    esqueceu em 2007 o goias teve que bater 3 penaltis para fazer o gol e rebaixar o CORINTHIANS se fosse ao contrário   o árbitro iria para cadeira elétrica

    ResponderExcluir
  46. Daegolos7/6/12

    Faltou todos os campeonatos do corinthians,que começou roubando a Ponte em 77,gostaram e não pararam mais depois disto.

    ResponderExcluir
  47. Andrade9/6/12

    Ah, isso foi uma boiolagem, onde já se viu? Estavam era morrendo de medo. Se tivesse time, entrava em campo e ganhava o jogo.

    ResponderExcluir
  48. Galodoido26/6/12

    faltou o escandalo de 1977 atletico e sao paulo, onde alem de tirarem reinaldo do jogo, o jogador angelo saiu com a perna quebrada pelo neca do sao paulo(literalmente quebrada) e nao houve nem ao menos marcaçao de falta entre outros. O brasileiro de 1980 em que o atletico foi facado contra o flamengo com uma expulsao absurda e um impedimento mal marcado e por ultimo, e provavelmente o jogo mais robado da historia do futebol, atletico e flamengo de 1981, quando o galo perdeu por wo por nao ter jogadores suficientes em campo, o grande wright fez o favor de expulsar 5 deles

    ResponderExcluir
  49. Anonimo125/7/12

    2012 , final da libertadores . . . . .     roubo até a morte , , ,kkk

    ResponderExcluir
  50. atleticano ate morrer18/7/12

    e a libertadores de 1981? que acabou com a chance do atletico mg de ganhar a libertadores?ninguem comenta daquele fdp do writch.

    ResponderExcluir
  51. o time mais lesado pelos arbritos brasileiros sem duvida e o atletico mg.mais eu tenho certeza que isso so acontece por que o galo foi o unico time do mundo a ganhar da seleçao brasileira em um amistoso.

    ResponderExcluir
  52. Gutts4/8/12

    Cade cruzeiro 0 x 1 Corinthians? jogo mais roubadoooooo,nuuusss.

    ResponderExcluir
  53. TULIO20/8/12

    MERDA DE BLOG!!!

    ResponderExcluir
  54. Anônimo11/11/12

    turma de juiz filha da puta!

    ResponderExcluir
  55. Anônimo11/11/12

    turma de vagabundo sempre roubaram do GALO e sempre favorecem o eixo RJ/,SP
    turma de ordinários e a mairia depois vai pra TV criticar outros safados também,A CBFlu tem que ir pra Brasilia logo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2/12/12

      Seu patético-MG foi o mais beneficiado e assim mesmo nem vice conseguiu ser.
      Que vergonha!!!

      Excluir
  56. Corinthians vs Portuguesa em 1998 foi uma roubalheira desgraçada,o tira teima na época mostrou que o gols da portuguesa foram de posição legal, e que os penatis convertido do corinthians foram inexistente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem