Erros de arbitragem já decidiram títulos, mudaram o rumo de várias competições e alguns, são motivo de debate até hoje. Errar é humano, precisamos admitir que, muitos erros de arbitragem, resultam da impossibilidade de um homem monitorar todos os lances de um jogo de futebol.
Entretanto, há erros que só podem ser explicados pela má intenção do árbitro. Outros, de tão grosseiros, fogem de qualquer classificação.
No Brasil, já aconteceram lambanças monumentais do apito. Confira as piores.

Corinthians x Internacional – Brasileiro de 2005
Se a decência prevalecesse, o Campeonato Brasileiro de 2005 seria excluído da história. Não bastasse o escândalo da máfia do apito, o Brasil ainda teve que assistir à desastrosa arbitragem de Márcio Rezende de Freitas na partida Corinthians x Internacional. O colorado Tinga é derrubado pelo goleiro Fábio Costa. Pênalti claro, mas não na opinião do árbitro, que além de não marcar a falta, expulsa Tinga, por “simulação”.
Corinthians x Portuguesa – Paulistão de 1998
Para tentar corrigir os constantes erros de arbitragem, a Federação Paulista, em 1998, resolveu apostar em árbitros estrangeiros. Foi um desastre. Na semifinal do paulistão, entre Corinthians e Portuguesa, o apito ficou a cargo do argentino Javier Castrili. A Lusa vencia por 2 x 1, numa partida cheia de lances duvidosos, mas, a maior sacanagem aconteceu nos acréscimos do 2° tempo. César, zagueiro da Lusa, intercepta com o peito, uma bola dentro da grande área. Castrili não titubeou, marcou pênalti, alegando toque de mão do jogador lusitano. O Timão empata e beneficiado pelo regulamento ( e pelo juiz ) vai à final.
Santos x Botafogo – Brasileirão de 1995
Márcio Rezende de Freitas decidiu o título brasileiro de 1995. A performance dele no apito na final do Brasileirão daquele ano foi catastrófica. Com um gol de Túlio em impedimento o Botafogo saiu na frente. O empate do Santos também nasceu de uma jogada irregular: o lateral capixaba ajeita a bola com a mão e toca para Marcelo Passos marcar. Para finalizar o festival de erros, o árbitro, alegando impedimento, anula um gol legítimo de Camanducaia, gol que daria o título ao Santos.
Grêmio x Flamengo – Brasileirão de 1982
Na partida final do brasileirão de 1982, o Flamengo saiu na frente, mas, o tricolor gaúcho atacava forte, buscando o gol do empate, que lhe daria o título. No lance decisivo da partida, o centroavante Baltazar cabeceia no alto do gol flamenguista, para impedir o gol, o volante Andrade defende com a mão. Pênalti? Não foi o que pensou o árbitro Oscar Scolfaro. Ela manda o jogo seguir, afirmando que a defesa fora feita pelo goleiro Raul.
Santos x Portuguesa – Paulistão de 1973
Matemática não era o forte do árbitro Armando Marques e essa pequena deficiência, foi responsável pelo maior erro de arbitragem do futebol brasileiro.
Na final do paulistão de 1973, a decisão foi para os pênaltis. O Santos converteu duas da três primeiras cobranças. A Lusa errou as três, mas ainda poderia empatar, certo? Não para o juiz, que encerrou a partida, declarando o Santos campeão. Percebendo o pequeno deslize matemático do árbitro, o técnico da Portuguesa tirou o time de campo e sumiu do Morumbi. Só restou à Federação Paulista uma alternativa: o campeonato paulista de 1973 teve dois campeões.
Palmeiras x São Paulo – Paulistão de 1971
Para sagra-se campeão, o Palmeiras precisava vencer o São Paulo, na final do paulistão de 1971, por isso partiu para o ataque. Aos 22 minutos do segundo tempo, Leivinha cabeceia e empata o jogo, mas o árbitro Armando Marques, sem pestanejar, anula o gol, dizendo que foi toque de mão do atacante palmeirense.
Santacruzense x Atlético Sorocabana – Copa da Federação Paulista, 2006
Se em jogos envolvendo os grandes clubes do país, já acontecem erros monumentais da arbitragem, imagine o que deve se passar nas quintas divisões desse imenso Brasil.
Para se ter uma amostra, veja a lambança da arbitragem na partida Santacruzense x Atlético Sorocabana, válida pela Copa da Federação Paulista de 2006. A árbitra Sílvia Regina, simplesmente validou o gol feito pelo gandula. É duro de acreditar, mas aconteceu.
Veja também:
Quando o apito decide o jogo
Faltou Palmeiras X Fluminense de 2009 q o arbitro anulou um gol legítimo do Obina
ResponderExcluirObina confessa que fez falta no jogador do Fluminense: http://www.goear.com/listen_popup.php?v=c869daf
ExcluirFALTOU CEARÁ E GREMIO PELA COPA DO BRASIL ONDE O GAYDOY...OPS...GODOY FEZ AKELA ROUALHEIRA!!!
ResponderExcluirfalto akele da utima copa do mundo de fut feminino em q a zagueira d um time carregou a bola com a mao por alguns segs dentro da area e a juiza mando o jogo seguir
ResponderExcluirlembrei exatamente disso .. faltou o gol do obina ..
ResponderExcluirNa partida do Botafogo x Santos, esqueceu de comentar que o juiz ignorou claramente a vantagem no 1º jogo, onde o Tulio ficaria cara a cara com o goleiro adversário.
ResponderExcluirBotafogo x Figuerense, Copa do Brasil de 2007 ou 2008, os impedimentos absurdos daquela bandeirinha.
Botafogo x Flamengo em várias ocasiões, como sempre Botafogo sendo prejudicado.
Sim, sou Botafoguense, somos muito prejudicados, em alguns casos já fomos beneficiados também, mas infelizmente a arbitragem Brasileiro está uma vergonha.
Faltou Flamengo x Atlético MG na libertadores. O time do atlético saiu de campo e se recusou a jogar por causa do árbitro.
ResponderExcluirGrêmio e Flamengo em 1982 foi comprovado que o goleiro do Flamengo defendeu. Pesquisei esse jogo esses dias e achei uma foto de um jornal comparando as mangas e as cores das peles do Andrade e do Raul. Na foto se percebe a manga do goleiro. Admito, como gremista, que foi correta a decisão do árbitro :)
ResponderExcluirNo primeiro jogo entre Grêmio e Flamengo deu 0 a 0. Renato Sá foi derrubado na área e o Right, torcedor do rubronegro, fez um grande papel. Deveriam homenageá-lo com o título...
Excluirfinal do Paulistão de 93 com o árbitro José Aparecido e o bandeirinha Godoy tirando o Palmeiras da fila. Com a Parmalat, eles nao precisavam disso. Tanto que foram campeões de quase tudo nos anos seguintes
ResponderExcluirCopa do Brasil de 2008 com o Acosta sofrendo um pênalti claríssimo aos 43 do segundo tempo e o juiz Alício Pena Junior (SAFADO) dando nada
Final entre Atlético MG e Flamengo que o Wright expulsou metade do time do Galo
http://www.youtube.com/watch?v=BP6yAYPi1CU
ResponderExcluircomo anular um GOLAÇO desse? Sério...
e foi a mesma bandeirinha que fodeu o Botafogo contra o Figueirense alguns anos atrás
flamengo x gremio foi o goleiro que tirou a bola , na pausa da pra ver
ResponderExcluirA grande maioria ai nao foi "ERRO" de arbitragem , por exemplo em 2005 nao foi esse "ERRO" contra o inter que deu o titulo a gambazada.
ResponderExcluirVoltaram 7 jogos onde nao tiveram um erro se quer de arbitragem , e esses sete jogos só favoreceram Corinthians que era o oitavo colocado e foi para lá em cima e o Flamengo que estava prestes a ser rebaixado e ainda acabou ficando numa regiao intermediaria!
Engraçado é que não tem nenhum falando sobre os bambi né... quando é pra bixarada ninguém abre a boca... melhor ser gambazada e porcada ao ser bixarada...
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluiramigo atualize e pesquise o que José Roberto Wright fez com o Atlético Mineiro na libertadores contra o flamengo, ai entenderás o que a palavra ROUBO significa.
ResponderExcluirwww.pubsounds.blogspot.com
Uai onde está Atlético - Mg e Flamengo em 1981 ?
ResponderExcluirO mais ROUBADO da história do futebol mundial?
Colocam Corinthians e Inter de 2005 mas nao poe a lista de "favores" prestados ao Inter ao longo do campeonato né
ResponderExcluirFaltou o a cachorrada que o arbitro fez na final do Brasileiro de 1997 entre Corinthians e Palmeiras que o Edimundo deu uma tisora no começo do jogo e o juiz nao deu nada e depois expulsou uns 2 joagadores do Corinthians e o Timao perdeu o brasileiro
ResponderExcluiro nosso título de 1994 é legitimo, aquilo ali não foi nada, se o dois penaltis do viola fosse marcado, nos seria campeões do mesmo jeito por melhor campanha, o corinthians abriu o placar com uma falta duvidosa, e zinho foi expulso injustamente, e o gol do rivaldo no primeiro jogo foi de posição legal.
ExcluirCeara x Parana , Serie B de 2009, atacante do Parana de uma "cortada" de volei e fez o gol, o juiz validou o gol
ResponderExcluirFlamengo x Atletico MG
ResponderExcluirO JOGO MAIS ROUBADO DA HISTÓRIA!!
só assim o flamerda ganha!
Galo x Flamerda
ResponderExcluirO jogomais roubado da historia!
Ah galera, nem precisa falar
ResponderExcluirTodo time já foi descaradamente roubado em jogos contra corinthians e flamengo, todo mundo sabe disso ¬¬
Esses times só ganham títulos porque desde sempre são beneficiados, isso é fato consumado.
Na verdade os times Rio-SP sempre são os mais favorecidos, mas Corinthians e Flamengo com mais destaque.
Kd Corinthias X Cruzeiro ano passado????????????????
ResponderExcluirMaior roubo do ano passada em cima do Cruzeiro...
Por causa daquele jogo perdemos o Brasileirão do ano passado!
VERGONHA!
oooo cruzeirense no anopassado voces so nao foram rebaixados porque o galo (que foi tanto falado ai pra baixo) deixou o cruzeiro ganhar de 6 x 0 na ultima rodada.
ExcluirInter x Ceará pela semifinal da copa do brasil de 94 tb.
ResponderExcluirO juiz (se não me engano o Léo Feldmann) anulou um gol do Inter em um lance que o zagueiro do Ceará colocou a mão na bola. Em vez de marcar pênalti ele deu toque do jogador do Inter. O gol valeria a classificação do inter para fazer a final contra o Grêmio.
faltou o gol do obina contra o fluminence
ResponderExcluircorithias como se diz milto neves só ganha com o apito amigo
infelizmente o futebol pro brasil virou igual politica todos os envolvidos so querem saber em ganhar dinheiro não existe mais aquela coisa de amor ao time amor ao futebol. por isso ta essa merda
ResponderExcluirCadê o Atlético Mineiro?? O time mais roubado fora da era dos pontos corridos?? E' só voltar no tempo e ver os jogos contra o Flamengo...
ResponderExcluirO que tem de atleticano chorão é uma grandeza.
ResponderExcluirFaltou Galo e Flamengo
ResponderExcluirGalo e Corinthias ...
Galo e o resto ...
sempre roubam dos times de minas, rs, e dos nordestinos !
Olá, muito boa sua postagem! Bem detalhada. Muito bom para revermos os erros grotescos!
ResponderExcluirVejam:
Revista inglesa decreta fim do futebol brasileiro
Confiram:
http://www.yesachei.com/2011/06/morte-do-futebol-brasileiro.html
Vasco X Palmeiras na final da Mercosul de 2000. Dois pênaltis para o Vasco em que os jogadores mergulharam na área. Um deles o jogador do Palmeiras estava a 1 metro de distância. Árbitro: Márcio Resende de Freitas.
ResponderExcluirpor esta arbitragem e esta imprensa de rio e são paulo que acabou o futebol em todos os sentidos , seleção então nem existe mais, tudo culpa deste bando de gentinha que pensa que são deuses do futebol
ResponderExcluirse vcs pegarem os ultimos jogos do atletico olhe bem que todos os jogos ele foi prejudicado eninguem fala nada, o time ja esta ruim com estes critério que os arbitros tem contra ainda piora, mais tudo bem
ResponderExcluirDEFINITIVAMENTE, O MAIS VERGONHOSO ERRO DA ARBITRAGEM BRASILEIRA NÃO FOI MENCIONADO: O JOGO GALO X FLAMENGO, COPA LIBERTADORES DE 81. NO ANO ANTERIOR, O GALO JÁ HAVIA SIDO ROUBADO NO FINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO PELO MESMO, PASMEM!, FLAMENGO. MAS NO ANO SEGUINTE, O LADRÃO-MOR DA NOSSA ARBITRAGEM, SR. JOSÉ ROBERTO WRIGHT, FEZ A FAÇANHA DE EXPULSAR QUASE TODO O TIME DO ATLÉTICO PARA QUE O “GRANDE” FLAMENGO CONSEGUISSE FAZER UM GOLZINHO E GANHAR A LIBERTADORES. COMO RECOMPENSA, O ILUSTRE LADRÃO HOJE É COMENTARISTA DA REDE GLOBO... MOSTRANDO QUE, NESTE PAÍS, O CRIME COMPENSA!!!
ResponderExcluirEsse trio de arbitragem do desenho deve ser os Srs. José de Assis Aragão, Mário Rezende de Freitas e José Roberto Wright. Esses devem estar milionários de tanto dinheiro que já levaram pra ajudar Corinthians e Flamengo!
ResponderExcluirFALTARAM OS ESCANDALOS DE 1977 (CURINTIAS)
ResponderExcluirCOPA DO BRASIL CONTRA BRASILIENSE (CURINTIAS)
CAMP. BRASILEIRO DE 2009 (FLU X PALMEIRAS 2 TURNO)
ATLETICO MG X FLAMENGO - LIBERTADORES NAO LEMBRO O ANO
ETC ETC ETC
Tem a final do brasileiro de 1977,são paulo x atlético mg
ResponderExcluirfaltou a final da mercosul de 2000 em que o palmeiras foi robadaso , o corinthians na copa do brasil de 2009 que ganhou no apito o vice da gama que ganhou robado o brasileiro de 2000
ResponderExcluirfaltou sport x flamengo em 1982,o sport ganhou de 2x1 e precisava de mais um gol,e fez ,só que o bandeira deu bola fora,um roubo.
ResponderExcluiro cruzeiro tambem foi garfado no brasileiro de 2010 o zagueiro gil subiu para cabeciar a bola na area o defunto barrigudo e ingrato ronaldo eis fenomeno desabou no chao e o arbitro mal intensionado como sempre se tratando de corintias deu penalti tirando assim o titulo cruzeirense que ficou a 1 ponto do fluminense . mas somos bi da libertadores coisa que o corintias nunca vai ser. lembrando que la nao tem juiz ladrao.
ResponderExcluircurintia x BRASILIENSE misericordia senti vergonha de ser brasileiro
ResponderExcluirpalmeiras x boca junior ... libertadores de 2001... foi palhaçada!!!
ResponderExcluirPior erro: Copa do Brasil de 1992 (Internacional X Fluminense)
ResponderExcluiro eterno apito amigo so nao ajuda os corintholas na libertadores, centenada!
ResponderExcluirvasco vs corinthians gol mal anulado do vasco, e a globo manipulou o tira-teima,apito amigo.
ExcluirEu que sou santista derramei lágrimas ao final do jogo entre Corinthians e Porguesa na final de 1998, juiz ladrão da porra!
ResponderExcluiresqueceu em 2007 o goias teve que bater 3 penaltis para fazer o gol e rebaixar o CORINTHIANS se fosse ao contrário o árbitro iria para cadeira elétrica
ResponderExcluirFaltou todos os campeonatos do corinthians,que começou roubando a Ponte em 77,gostaram e não pararam mais depois disto.
ResponderExcluirAh, isso foi uma boiolagem, onde já se viu? Estavam era morrendo de medo. Se tivesse time, entrava em campo e ganhava o jogo.
ResponderExcluirfaltou o escandalo de 1977 atletico e sao paulo, onde alem de tirarem reinaldo do jogo, o jogador angelo saiu com a perna quebrada pelo neca do sao paulo(literalmente quebrada) e nao houve nem ao menos marcaçao de falta entre outros. O brasileiro de 1980 em que o atletico foi facado contra o flamengo com uma expulsao absurda e um impedimento mal marcado e por ultimo, e provavelmente o jogo mais robado da historia do futebol, atletico e flamengo de 1981, quando o galo perdeu por wo por nao ter jogadores suficientes em campo, o grande wright fez o favor de expulsar 5 deles
ResponderExcluir2012 , final da libertadores . . . . . roubo até a morte , , ,kkk
ResponderExcluire a libertadores de 1981? que acabou com a chance do atletico mg de ganhar a libertadores?ninguem comenta daquele fdp do writch.
ResponderExcluiro time mais lesado pelos arbritos brasileiros sem duvida e o atletico mg.mais eu tenho certeza que isso so acontece por que o galo foi o unico time do mundo a ganhar da seleçao brasileira em um amistoso.
ResponderExcluiré isso mesmo amigo!
ExcluirCade cruzeiro 0 x 1 Corinthians? jogo mais roubadoooooo,nuuusss.
ResponderExcluirMERDA DE BLOG!!!
ResponderExcluirturma de juiz filha da puta!
ResponderExcluirturma de vagabundo sempre roubaram do GALO e sempre favorecem o eixo RJ/,SP
ResponderExcluirturma de ordinários e a mairia depois vai pra TV criticar outros safados também,A CBFlu tem que ir pra Brasilia logo
Seu patético-MG foi o mais beneficiado e assim mesmo nem vice conseguiu ser.
ExcluirQue vergonha!!!
Corinthians vs Portuguesa em 1998 foi uma roubalheira desgraçada,o tira teima na época mostrou que o gols da portuguesa foram de posição legal, e que os penatis convertido do corinthians foram inexistente.
ResponderExcluirPostar um comentário