Conseguir um emprego é o objetivo de muitos brasileiros neste início de ano. O primeiro passo para quem procura um novo emprego, é a criação do Curriculum Vitae. É ai, que a coisa começa a complicar. Informação demais, falta de informações essenciais, mentiras, ilegibilidade, são erros comuns em grande parte dos currículos enviados às empresas. 
Reuni algumas dicas importantes na elaboração de um Curriculum Vitae. Espero que sejam de ajuda.

curriculum_vitae

1 – Falta de informações para contato
É inacreditável, mas muitas pessoas esquecem de colocar os dados para contato no currículo. Resultado: muitos currículos selecionados na triagem são descartados por ser impossível encontrar o candidato.
As informações para contato: telefone fixo, telefone celular e e-mail, devem estar no topo do currículo, ao lado do nome, endereço e estado civil.


2 – Informações desnecessárias
Não é necessário informar onde você cursou a pré-escola. Tampouco dizer qual o seu MSN, Twitter e afins. Também é desnecessário informar a conta bancária, carteira de identidade, título de eleitor.


3 – Informações falsas
Por mais singelas que sejam suas qualificações, jamais minta. Não invente cursos, não diga que é fluente numa língua só para causar uma boa impressão. Quem mente em currículos, corre o risco de passar por constrangimentos, quando for entrevistado.

curriculo

4 – Apelar para dramas pessoais
Concentre-se nas qualificações profissionais. Nada de querer comover com dramas pessoais. Frases do tipo: Tenho 5 filhos, preciso desse emprego, não o levarão a lugar nenhum.


5 – Colocar foto
Mesmo que você seja mais linda do que a Angelina Jolie ou mais bonito que o Brad Pitt, não coloque fotos em currículos, a não ser que seja solicitado .


6 – Português abaixo do aceitável
A linguagem usada na criação de um currículo pode ser informal, mas precisa ser correta. Use um corretor ortográfico, revise, peça a  um amigo que leia, valorize nosso idioma.

defesa_da_lingua_portuguesa

7 – Erro na escolha das fontes
Usar fontes microscópicas ou extravagantes está fora de questão. Fontes coloridas, nem pensar, use somente a cor preta. A fonte Times New Roman também dever ser evitada, por não destacar o currículo dos demais. Escolha uma fonte clara, sóbria e com boa legibilidade. Boas sugestões são: Arial, Geórgia e Verdana. Use os tamanhos 10 ou 11.


8 – Desleixo na impressão
Cuidado ao imprimir seu currículo. Imprima em papel A4, branco e de boa gramatura (90g/m2 por exemplo). Papel colorido, nunca. Não imprima frente e verso, não imprima em formato paisagem, não faça correções com a caneta e nunca, nunca utilize fotocópias.


9 – Decoração excessiva
Evite decorar o currículo. Nada de desenhos, nada de gravuras. Evite usar bordas e molduras. Não desperdice o seu tempo ( e o do selecionador ) com capas ou envelopes. Não use papel com formatos excêntricos.


10 – Revelar a pretensão salarial
Revelar a pretensão salarial, pode ser um obstáculo para que você seja chamado à uma entrevista. Evite também informar os salários  anteriores ao descrever suas qualificações profissionais.

oportunidades-emprego

Você pode obter mais dicas de como preparar um Curriculum Vitae, nos endereços abaixo. Neles você encontrará também, excelentes modelos para baixar. Então, mãos à obra.


Meu Curriculum
Efetividade Net  

6 Comentários

  1. Boa tarde!

    Faça uma revisão ortográfica no seu texto. Na dica 4, em vez de escrever levaram, queestá no passado, você deveria ter usado levarão, para indicar um evento que ainda não ocorreu.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Tiano.

    Obrigado pela correção.

    ResponderExcluir
  3. Dica 5 - Não entendi qual o problema em colocar uma foto no perfil. Trabalho com RH e garanto que colocar uma boa foto ajuda sim, na escolha do candidato.

    Dica 8 - Também não entendi o porque não utilizar fotocópias. A dica deveria ser: "não utilize fotocópias ruins".

    ResponderExcluir
  4. grilo8/1/11

    pq nao usar fotocópia? sendo de boa qualidade, nao vejo problemas.
    praquem ta na pindura, pagando condução e sem grana, é fogo, ficar imprimindo.

    ResponderExcluir
  5. Rere Dias

    Você diz que uma foto no currículo ajuda na escolha de um candidato. Eis o problema.Se ela ajuda na escolha, ajuda também na exclusão.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9/1/11

    Posso garantir que colocar foto é o maior pecado que as pessoas comentem.
    A foto gera um pré-conceito sobre o candidato. Essa é uma questão que já está sendo questionada, principalmente com as empresas que pedem que o candidato mande foto junto com o currículo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem