Dezembro está nas últimas e janeiro já se aproxima. É o tempo no seu galope incessante. Como não podemos pará-lo, inventamos divisões para podermos organizar nossas vidas. São as horas, dias, meses , anos. Você sabe qual a origem dos nomes dos meses do ano?
O calendário gregoriano ( o qual seguimos ) é uma reforma do  calendário juliano, razão pela qual, os nomes dos meses tem origem no latim, na mitologia dos romanos. Confira!



Janeiro


Janeiro ( Ianuarius, em latim ) tem esse nome em homenagem a Janus, deus da mitologia romana. Janus era o protetor das entradas das casas e cidades. Era o responsável por abrir as portas do ano que se iniciava.No antigo calendário romano era o penúltimo mês do ano.

Janus-Vatican

Fevereiro


Fevereiro, provém do latim februarius, o mês da purificação ( februa ). No calendário dos antigos romanos era o último mês do ano. Em fevereiro eram celebradas festas para espantar os maus espíritos e promover a fertilidade das mulheres.


Março


Na antiga Roma, março era o primeiro mês do ano. Seu nome ( Martius) é uma homenagem a Marte, deus da guerra.
Em Roma, março é o início da primavera, um evento apropriado para se iniciar um novo ano, bem como para começar campanhas militares. Para Marte, também se dedicava um dia da semana, Marties Dies, terça-feira, que em espanhol ainda é chamado martes em francês, mardi.

Venus_and_Mars

Abril


A origem é controversa, mas os estudiosos defendem que abril se chama assim em virtude do verbo latino  aperire, abrir. Naquele mês, consagrado à deusa Vênus, as flores se abriam, e se abrem ( é primavera no hemisfério norte). A verdadeira origem do nome, porém , continua incerta.


Maio


Maius era o mês dedicado a Maia, deusa casada com Vulcano, que mais tarde foi associada a outra Maia ( mãezinha em grego ), ninfa que unindo-se a Zeus, deu à luz o deus Hermes.


Junho


Junho era o mês consagrado à deusa Juno, esposa de Júpiter. Adorada principalmente pelas mulheres, presidia os casamentos e protegia as parturientes e os recém-nascidos. Junius mensis, o mês de Juno, tornou-se junho.

juno

Julho


O calendário Juliano foi criado por Júlio César. Júlio César nasceu no mês chamado quinctilis, o quinto do antigo calendário. Após a morte dele , os romanos passaram a chamá-lo de Julios mensis.


Agosto


Filho adotivo e herdeiro de Júlio César, o imperador Otávio Augusto, fez uma homenagem a si mesmo, mudando o nome do sexto mês,  sextilis, para Augustus mensis. Daí nasceu agosto.


Setembro, outubro, novembro, dezembro


Os quatro últimos meses do ano derivam os seus nomes do antigo calendário romano, composto por dez meses.
September era o sétimo mês. October, o oitavo. November, o nono e december, o décimo.

fim_de_ano

9 Comentários

  1. Anônimo31/12/10

    Fonte que originou a pesquisa?

    Bom post.

    Essas informações que são interessantes.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo31/12/10

    que lixo de pesquisa é essa? joguei meu tempo fora.
    entao os ultimos meses nao tem origem com significados burro. aprende a fazer pesquisa descente. Da serie ociso salvando os blogs ridiculos

    ResponderExcluir
  3. anônimo, "Decente" não tem "s"
    não sabe ler: setembro, outubro, novembro e dezembro são os 7º, 8º 9º e 10º meses respectivamente.

    se acha que a matéria do blog não é interessante, é só não clicar no link do ocioso; simples assim.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo31/12/10

    nossa que cara burro!
    ótimo post.
    muito interessante
    para quem gosta de saber coisas novas!

    nao como o cara ali de cima que nao sabe nem escrever!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo31/12/10

    Bom; se o antigo calendário romano era composto de 10 meses, como que Janeiro era o penultimo mês do ano!? Responda. =]

    ResponderExcluir
  6. Toda essa confusão é antiga. Para maiores esclarecimentos acessem: Wikipédia

    ResponderExcluir
  7. gostei mesmo deste post eu não sabia de todas as informações forte abração e bom ano

    ResponderExcluir
  8. Nossa, adorei o post... muito bom *-*

    ResponderExcluir
  9. Boa matéria! Já pensou em divulgar seus posts também no http://www.plik.com.br ? Dá para fazer login via twitter ou se cadastrando no site apenas com seu nome e e-mail, e é super fácil de postar seus resumos de artigos lá! Espero que goste. Bj! Fernanda

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem